Os incríveis esqueletos de plástico que se alimentam de vento

Theo Jansen é um artista e escultor cinético holandês de 68 anos que vive em Delft, perto do Mar do Norte. Desde 1990 ele tem se dedicado a criar estas fantásticas esculturas que se assemelham a novas formas de vida por se movimentarem e se locomoverem de forma autônoma, utilizando apenas a energia do vento. Seu nome para os seus animais é Strandbeests, o que significa “animais de praia” em holandês. Para serem resistentes às chuva e maresia, suas estruturas são feitas de velas, madeira compensada, tubos de plástico e garrafas pet.

Leia também: 15 incríveis projetos com instrumentos musicais reciclados

Theo-Jansen-Hannover
Theo Jansen

Jansen dedica-se a criar vida artificial através de algoritmos genéticos, que simulam a evolução dentro de seu código. Algoritmos genéticos podem ser modificados para resolverem uma variedade de problemas. Suas criações possuem cérebros primitivos, baseados em contagem binária, que são utilizados para localizar sua posição na praia. Seus “animais” necessitam localizar-se para ficarem longe de seus principais perigos: o oceano, o fim da praia e principalmente tempestades.

Dentro do que Jansen chama de “estômago”, estão colocadas várias garrafas vazias que vão armazenando ar para abastecimento. O ar comprimido será usado quando houver pouco vento. Graças aos mecanismos simples feitos também com tubos de plástico, os animais de areia conseguem evitar a água e enterrar uma estaca na areia em períodos de fortes tempestades. O primeiro mecanismo funciona à base de um tubo que, perto da areia, vai sugando ar. A partir do momento em que o tubo suga água, encontra resistência e faz com que toda a estrutura se desloque para outra direção. Quanto às tempestades, o forte vento aciona um mecanismo semelhante a um martelo que enterra um tubo na areia, funcionando como âncora.

O objetivo do artista é, num futuro próximo , soltar os Strandbeests nas praias para que possam viver suas próprias “vidas”.

Theo-Jansen-Hannover
O “Rhinoceros”

Esta incrível invenção inspirou uma a editora japonesa Gakken, que trabalha com brinquedos educativos, a comercializar Kits de fácil montagem como no vídeo abaixo.

Theo-Jansen-Hannover
Kit Gakken

* Fontes: Wikipediastrandbeest.comnewyorker.comadafruit.com.

André Marcelo

Notívago por natureza. Sagitariano apaixonado por viagens improvisadas que provocam o contato com a história e com a natureza. Amante da música, do teatro, do cinema. Das dezenas de coisas que já fiz, me amasiei com a produção cultural. Uma vida experimentando novas formas de expressão e relacionamento comigo mesmo e com o mundo.

facebook comments:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *