Obras de Van Gogh ganham vida para contar a sua história

Sem data para estrear no Brasil, “Loving Vincent” contará a história de Van Gogh. O filme é uma investigação da vida e da controversa morte de Vincent van Gogh – um dos pintores mais admirados do mundo – contada por suas pinturas e pelos personagens que os habitam. A trama se desenrola através de entrevistas com os personagens mais próximos de Vincent e de reconstruções dramáticas dos acontecimentos que antecederam a sua morte.

Loving Vincent apresenta mais de cento e vinte das maiores pinturas de Van Gogh. A história foi extraída de 800 cartas escritas pelo próprio pintor e será o primeiro longa-metragem do mundo de animação pintada. Cada quadro no filme é uma pintura a óleo sobre tela e explora a mesma técnica que o próprio Vincent utilizava. O longa que terá aproximadamente 80 minutos de duração é composto por 56.800 pinturas de uma equipe de 30 pintores que trabalharam 2 anos em prol do projeto.

Primeiramente o filme foi todo gravado com atores reais em cenas reais. Depois disto cada pintor ficou responsável por pintar em telas cada trecho do filme.  Dirigido por Dorota Kobiela e Hugh Welchman (vencedor do Óscar de Melhor Curta Metragem por Pedro e o Lobo, em 2006), o longa aborda 8 anos da vida do pintor inspirando-se em 860 pinturas, 1026 desenhos, 800 cartas e 20 pessoas.

A intenção dos criadores foi produzir um filme com o mesmo estilo plástico das obras de Van Gogh, refletindo sobre sua vida e as causas controversas de sua morte. O projeto foi financiado pelos fãs através de plataformas de financiamento coletivo (crowdfunding) pela internet!

Vale muito a pena dar uma espiada no trailer e numa curta matéria sobre o filme:

Leia também: 15 incríveis projetos com instrumentos musicais reciclados

Confira o site oficial do filme Loving Vincent!

*Vincent Van Gogh

Foi um pintor holandês considerado uma das figuras mais famosas e influentes da história da arte ocidental. Ele criou mais de dois mil trabalhos em pouco mais de uma década, incluindo por volta de 860 pinturas a óleo, a maioria dos quais durante seus dois últimos anos de vida. Suas obras abrangem paisagens, naturezas-mortas, retratos e autorretratos caracterizados por cores dramáticas e vibrantes, além de pinceladas impulsivas e expressivas que contribuíram para as fundações da arte moderna. Fonte: Wikipedia

André Marcelo

Notívago por natureza. Sagitariano apaixonado por viagens improvisadas que provocam o contato com a história e com a natureza. Amante da música, do teatro, do cinema. Das dezenas de coisas que já fiz, me amasiei com a produção cultural. Uma vida experimentando novas formas de expressão e relacionamento comigo mesmo e com o mundo.

facebook comments:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *