O Magnífico Teatro Negro de Praga

“Anoitece em Praga, o ritmo diário da cidade diminui e chega o momento em que toda a magia da cidade começa a atuar no nível máximo, contagiando a todos. Neste instante, as luzes dos teatros da cidade se acendem e as pessoas começam a se acomodar nas cadeiras.  Você está sentado no Image Theatre aguardando o início de um espetáculo. Faltam alguns minutos para iniciar e o cenário está oculto por trás de uma cortina. Esta cortina esconde  um espaço misterioso que você ainda não pode ver.  O teatro está dividido em dois mundos: um deles é onde você está, sentado no seu cotidiano. Mas atrás do telão reina neste instante uma espécie de caos incomum. Pessoas vestidas com roupas coloridas levam objetos brilhantes de um lugar para o outro, cores rompem a escuridão.

Está iniciando uma performance do Teatro Negro de Praga”.
fantastika Teatro Negro de Praga
Espetáculo “Fantastika”

O Teatro Negro de Praga é um tipo de representação cênica caracterizada pelo uso do cenário na escuridão com uma iluminação estratégica de jogo de luz e sombras. A técnica se baseia na incapacidade do olho humano de distinguir negro sobre negro. No espetáculo, os atores estão completamente vestidos com roupas pretas em um fundo escuro. O espectador só verá o que realmente deve ser mostrado. Os objetos de cena e os desenhos dos figurinos são pintados em cores fosforescentes e iluminados com luz negra. O resultado é um fascinante espetáculo de luz e cores, onde pessoas e objetos flutuam, enchendo os olhos dos espectadores.

Aspects-of-Alice Teatro Negro de Praga
Espetáculo “Aspects of Alice”, baseado no conto de Lewis Caroll

A origem da técnica data da era imperial chinesa, onde se criavam efeitos visuais através de movimentos de luzes e sombras. Mas os tchecos a revolucionaram ao aplicar a luz negra sobre objetos fosforescentes  transformando o Teatro Negro no espetáculo mais popular de Praga. A técnica, denominada “caixa preta”, foi desenvolvida por Georges Méliès e pelo ator e diretor russo  Constantin Stanislavsky. Foi na capital tcheca que a dança, a mímica e as acrobacias também foram aperfeiçoadas. Um detalhe que chama atenção dos turistas é que os espetáculos geralmente são mudos, e a música de fundo acaba ganhando destaque.

Nesta apresentação única, nosso mundo terreno se transforma em uma experiência não-verbal impressionante. Objetos ganham vida, animais e criaturas da nossa imaginação movem-se diante de nossos olhos e atores visíveis e invisíveis criam uma experiência inesquecível.

O valor do bilhete para assistir a um espetáculo do Teatro Negro de Praga está em torno de 20 Euros.

Dá uma conferia nesse impressionante vídeo do Image Theatre!

Fontes: Praga Bilhetes, Wikipedia, Tudo Sobre PragaImage Theatre.

André Marcelo

Notívago por natureza. Sagitariano apaixonado por viagens improvisadas que provocam o contato com a história e com a natureza. Amante da música, do teatro, do cinema. Das dezenas de coisas que já fiz, me amasiei com a produção cultural. Uma vida experimentando novas formas de expressão e relacionamento comigo mesmo e com o mundo.

facebook comments:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *