Mergulhar nas águas de Bonito, uma experiência ZEN

Viajar para a cidade de Bonito não deixa de ser uma passagem obrigatória para amantes da natureza e mochileiros em geral. Reconhecida no mundo inteiro por suas águas cristalinas que formam verdadeiros aquários naturais, a pequena cidade do Mato Grosso do Sul será, sem dúvida, uma experiência inesquecível.

Para quem não está de carro, chegar em Bonito pode não ser uma missão tão simples, pois as linha de ônibus que fazem o trajeto da capital Campo Grande até bonito são poucas e em horários esparsos. Em compensação existem diversas empresas que prestam serviço de transfer com vans em horários pré-agendados com um custo relativamente baixo. A vaga numa van está em torno de 90 reais e a viagem dura 4 horas. Nas minhas viagens eu sempre procuro ficar em campings ou hostels, tanto pela economia, quando pelas possibilidades de interação com pessoas de diversos lugares.

Em Bonito não podia ser diferente, através de pesquisa na internet encontrei o Bonito Hi Hostel o que considero hoje uma das minhas melhores experiências com hostel. Um pessoal super bacana com uma estrutura ótima! Além de ser próximo da área central da cidade, eles possuem um centro de atendimento dentro do hostel onde você mesmo pode customizar os seus passeios de acordo com os dias de permanência e o seu bolso. A área conta com restaurante, cozinha coletiva, bar, mesas de sinuca, bicicletas para locação, uma área coletiva com diversas redes e até uma ótima piscina para aliviar o calor do clima pantaneiro. Além de quartos coletivos, também possui acomodações privativas individuais e para casais.

Bonito-Hi-Hostel

A água de Bonito

Só vislumbrando de perto a beleza das águas para questionar o porquê de a aparência cristalina das águas de Bonito ser um privilégio daquela região. As águas da região de Bonito possuem grande concentração de “carbonato de cálcio”, comumente chamado de calcário, substância que faz com que a água fique sempre transparente, pois o calcário rapidamente gruda nas partículas em suspensão, isto é, o calcário calcifica qualquer sólido que esteja na água e com isso o sólido fica mais pesado do que a água e afunda. Assim, um pequeno pedaço de folha ou de qualquer objeto, recebe imediatamente o carbonato de cálcio.

Bonito esta localizado no início da face leste da Serra da Bodoquena que é uma serra diferente das outras porque ela foi composta há milhões de anos atrás de um bloco gigante de calcário. E quando chove, a água ácida da chuva penetra no solo, se infiltra e vai para o subsolo que é praticamente todo de calcário. O ácido da água da chuva age quimicamente no calcário fazendo ele desmanchar aos poucos, criando buracos, dutos e condutos e a água vai levando o calcário que ela desmanchou com a acidez. Surgiram então as nascentes dos rios de águas cristalinas.

Para os visitantes é importante avisar que a água das torneiras também é carregada de carbonato de cálcio. Ela pode ser ingerida até um limite que o seu corpo vai avisar, pois corremos o risco de uma dor de barriga. Além disso é uma água pesada e causa e impressão de não matar a sede. Por isso recomento muita água mineral. Tomar banho traz a estranha sensação de que a pele continua oleosa e os cabelos secos. Por conta do ph elevado, a água reage com o produto químico responsável pela produção de espuma dos sabonetes e xampus, perdendo completamente o efeito.

bonito-mato-grosso-do-sul




Bonito-Rio-Formoso-Mato-Grosso-do-Sul

Rio Formoso, arquivo pessoal

Ecoturismo

À exceção do balneário municipal de Bonito, cuja taxa de manutenção é relativamente baixa, todos os outros passeios são pagos, por terem as suas atrações localizadas em áreas privadas. No próprio hostel você pode agendar os seus passeios. O parque municipal fica aproximadamente 9 km do hostel, por isso recomendo um passeio de bicicleta. A estrada possui uma ciclovia e vale a pena pedalar admirando as aves no caminho, muitas araras e tucanos.

A área do parque possui toda a estrutura para passar o dia, além de coletes de snorkels para alugar e ração especial para atrair os peixes. Entrar na água no rio Formoso e nadar com as Piraputangas (peixe abundante da região) é uma experiência fantástica. De tão acostumadas a serem alimentadas pelos turistas, elas chegam em grandes cardumes ao perceberem aglomeração humana. E no final da tarde, uma parada no restaurante para saborear um pastel de carne de jacaré!

Além do balneário, snorkelling é praticado nos diversos rios: Rio Sucuri, Rio Formoso, Rio Olho D’agua, Rio da Prata, Aquário Natural e Nascente Azul, presenciando a vegetação subaquática, centenas de peixes multicoloridos a menos de 50 centímetros de distância e o leito dos rios que varia de material e cores. A flutuação da nascente do Rio Formoso é uma aventura realmente meditativa. Impossível descrever as sensações e o silêncio de passar uma hora mergulhado descendo com o fluxo do rio.

As grutas da região mostram uma beleza rara porque estão na região de maior concentração de calcário do Brasil, na Serra da Bodoquena. Sendo o subsolo rico deste material, há muitas grutas e cavernas com rochas calcárias, apresentando muitas formações. Além de tudo isso, a maioria das grutas são alagadas, têm no seu interior lagos com águas transparentes, variando de cores entre o azul e verde esmeralda pelo efeito do carbonato de cálcio diluído nas águas. Esse conjunto mágico faz com que as Grutas, Cavernas, Rios e Cachoeiras de Bonito sejam de uma beleza indescritível, somente ao vivo para crer.

Abaixo algumas fotos do meu arquivo pessoal:

Balneário-Municipal-de-Bonito

Balneário municipal

Bonito-Mato-Grosso-do-Sul

Pedalando 9 km do hostel ao balneário

Bonito-Rio-Formoso-Mato-Grosso-do-Sul

Nascente do Rio Formoso

André Marcelo

Notívago por natureza. Sagitariano apaixonado por viagens improvisadas que provocam o contato com a história e com a natureza. Amante da música, do teatro, do cinema. Das dezenas de coisas que já fiz, me amasiei com a produção cultural. Uma vida experimentando novas formas de expressão e relacionamento comigo mesmo e com o mundo.

facebook comments:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *