Jovem abdica de bens materiais e vive cuidando de cães

*Por Emili Nitske




Adeus, tecnologia. Adeus, internet. Você conseguiria largar tudo para viver no meio da natureza? A jovem finlandesa Tinja, sim. Ela vive numa região linda e praticamente deserta no norte da Finlândia cuidando de cães e teve sua rotina registrada pelo fotógrafo francês Brice Portolano. Em um projeto chamado “No Signal”, Brice registra histórias encantadoras de pessoas que escolheram ter um estilo de vida diferente, fugindo da área urbana e conectando-se com a natureza. O primeiro dos quatro ensaios do projeto chama-se Arctic Love e retrata o dia a dia da jovem Tinja.

Arctic-Love-Project-Brice-Portolano-cuidando de cães

A finlandesa deixou o conforto do lar há oito anos, quando ainda estudava biologia. Na região onde mora atualmente, ela usa velas para ter luz em casa, fogão a lenha para cozinhar e precisa buscar água toda manhã num rio próximo. E detalhe: ela precisa quebrar o gelo da superfície do rio para ter água. A cidade mais próxima da casa de Tinja? 300 quilômetros!

Leia também: 5 Filmes inspiradores sobre viagens para assistir no Netflix

Arctic-Love-Project-Brice-Portolano-cuidando de cães

Criadora de cães, a jovem cuida de 85 animais, sendo a maioria da raça Husky e alguns considerados “lobos cachorros”, pois seus antepassados eram lobos. Todo dia, Tinja alimenta os animais, realiza uma limpeza nos canis e leva os bichinhos para se exercitarem, correndo pela região. Questionada sobre utilizar os cães para puxarem trenós comercialmente, a jovem responde que não precisa de nada material. “A natureza me oferece tudo que preciso”, explica ela.

Arctic-Love-Project-Brice-Portolano-cuidando de cães

    Arctic-Love-Project-Brice-Portolano-cuidando de cães

E a solidão do local, será que atrapalha a jovem? Ela diz que não. Que adora essa vida de estilo mais selvagem e que encontrou a paz na solidão do local. Admirável, não? Em um mundo tão conectado, ainda nos surpreendemos com histórias assim.

Todas as imagens da rotina diferente de Tinja podem ser vistas no site de Brice: www.briceportolano.com

Emili Nitske

Estudante de jornalismo. Apaixonada por séries de televisão, livros e fotografia. Gosta de memórias, de lembranças e de histórias. Guarda velhas fotografias e escreve para não esquecer de nada. Vê na escrita e na fotografia formas de eternizar os momentos simples e especiais vividos.

facebook comments:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *