Fotógrafo captura a beleza e a força dos bailarinos cubanos

*Por Emili Nitske

Força, garra, determinação, suavidade, delicadeza e beleza. Os bailarinos cubanos são considerados os melhores do mundo e, por meio das lentes do fotógrafo norte-americano, Omar Robles, foram registrados em meio ao cenário urbano das ruas do país.

Fotógrafo-Omar-Robles-e-os-Bailarinos Cubanos

      O fotógrafo conheceu recentemente Cuba e ficou apaixonado pela persistência e a força dos bailarinos na realização das técnicas. “Estes bailarinos se esforçam com uma capacidade de resistência e elegância que eu nunca vi antes. É exatamente por isso que os bailarinos cubanos têm sido sempre tão majestosos por tantas gerações. Esta capacidade simplesmente reside no sangue deles”, explica Robles maravilhado.

Leia também: Que Farra é essa?

Fotógrafo-Omar-Robles-e-os-Bailarinos Cubanos

      A visita a Cuba sempre foi um sonho para o fotógrafo, realizado graças a uma bolsa da Fundação Bessia. O país é considerado um dos principais celeiros de ballet no mundo, em virtude do Ballet Nacional de Cuba e da Escola Nacional de Ballet de Cuba. Antigamente, os representantes da escola chegam a viajar para as províncias em busca de alunos, tanto meninos quanto meninas. Bastava ter musicalidade, boas proporções de corpo e capacidade de seguir passos simples.

Fotógrafo-Omar-Robles-e-os-Bailarinos Cubanos

      Atualmente, tornou-se uma tarefa mais fácil a busca por novos dançarinos, pois os pais das crianças veem o futuro financeiro compensador que é reservado para os bons bailarinos. Durante o período de formação, que envolve oito anos, todos os alunos recebem apoio do governo e fazem as aulas de graça. Depois de completar todo o período de treinamento, os dançarinos ganham um salário que é comparado aos de médicos e trabalhadores mais qualificados.

Fotógrafo-Omar-Robles-e-os-Bailarinos Cubanos

Fotógrafo-Omar-Robles-e-os-Bailarinos Cubanos

Fotógrafo-Omar-Robles-e-os-Bailarinos Cubanos

Todos os registros do fotógrafo Omar Robles estão no seu perfil do Instagram @omarzrobles

Emili Nitske

Estudante de jornalismo. Apaixonada por séries de televisão, livros e fotografia. Gosta de memórias, de lembranças e de histórias. Guarda velhas fotografias e escreve para não esquecer de nada. Vê na escrita e na fotografia formas de eternizar os momentos simples e especiais vividos.

facebook comments:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *