Filme colorido de 1946 sobre Porto Alegre surge na internet!




Sempre quando nos deparamos com algum filme muito antigo, as imagens são em preto e branco e a sua qualidade péssima. Já estamos tão acostumados com este padrão que, para dar a sensação de passado, aplicamos filtros nas nossas fotos e vídeos para torná-los assim, preto e branco e com manchas na película.

Mas o mundo não era em preto e branco. Em agosto 1946 o então presidente dos Estados Unidos Dwight D. Eisenhower veio em comitiva visitar o Brasil, permanecendo no Rio de Janeiro. Um dos membros da comitiva, o dentista da Filadélfia, Harry B. Wright resolveu dar uma escapada para os pampas e fez imagens fantásticas de Porto Alegre. E o mais interessante é que a filmagem foi feita em cores. Sim, para quem não sabia, o primeiro filme colorido foi assistido pela primeira vez em 1902, na Inglaterra conforme este artigo AQUI.

 

O resultado são estas belas imagens de Porto Alegre de outros tempos, confere!

Leia também: Revelando os efeitos especiais do cinema antigo

André Marcelo

Notívago por natureza. Sagitariano apaixonado por viagens improvisadas que provocam o contato com a história e com a natureza. Amante da música, do teatro, do cinema. Das dezenas de coisas que já fiz, me amasiei com a produção cultural. Uma vida experimentando novas formas de expressão e relacionamento comigo mesmo e com o mundo.

facebook comments:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *