Como seria a sua Kombi customizada?

Acho que, de todos os automóveis já inventados, a Kombi foi o mais perfeito para se transformar, através da nossa intervenção criativa, numa obra de arte ambulante e funcional. Além de ser um veículo quase totalmente customizável, possui uma estrutura robusta e fácil manutenção.

A Kombi foi criada em 1940 pelo importador holandês Ben Pol. Baseado no conceito de uma perua construída sobre o chassi de um Fusca, a ideia de Ben era construir um veículo totalmente versátil. Por isso o seu nome de batismo, do alemão Kombinationsfahrzeug, que significa “veículo combinado”. A partir deste conceito, de lancheria a chaveiro, a Kombi deixou de ser apenas um automóvel e adquiriu diversas utilidades. Mas, de todas as possíveis aplicações da Kombi como veículo, a mais criativa foi registrada pela primeira vez lá nos tempos de Woodstock. Por ter um grande espaço interno que pode virar um quarto ou até uma cozinha, a nossa querida Kombi foi a solução perfeita para hippies, viajantes e nômades transitarem sem se preocupar com custos de hospedagem. Além disso, o lado de fora pode se tornar um grande painel, com infinitas possibilidades artísticas, expressando a identidade do proprietário.

Kombi customizada no Festival de Woodstock, 1969

Kombi-customizada-Woodstock

Depois da invenção do pessoal do Flower Power, pessoas do mundo inteiro passaram a aderir ao conceito e a Kombi colorida passou a ser sinônimo de aventuras, viagens, paz e liberdade. Encontrei na internet diversas ideias e projetos fantásticos que compartilho aqui.




Esta Kombi traz diversas mensagens de protestos pela paz mundial.

Kombi-customizada

Alías, podemos observar que, boa parte dos projetos de Kombis customizadas, trazem os símbolos dos movimentos pelo desarmamento e pela paz mundial…

Kombi-customizada-paz-e-amor
Kombi-customizada-paz-e-amor
Kombi-customizada-paz-e-amor
Kombi-customizada-paz-e-amor

Algumas empresas também a utilizam para suas campanhas de marketing, como estas, por exemplo:

Kombi-customizada
Kombi-customizada

Kombi-customizada-rbs-rede-globo

E a customização interna não pode deixar de ter um apelo visual super colorido!

Kombi-customizada
Kombi-customizada




Leia também: 8 paraísos do Brasil para viajar e meditar

Nos dias de hoje já existem muitas empresas especializadas em customizar Kombis e outros veículos, mas muita gente acha que o barato está em fazer você mesmo. O casal Vinícius e Beatriz realizaram este sonho. Confira no vídeo abaixo:

Dentre muitas histórias, também tem a do canadense Aaron Neilson-Belman. Com 28 anos, resolveu viajar sem destino descendo as Américas, para conhecer pessoas e viver experiências.

Kombi-customizada

A Kombi parou de ser fabricada no Brasil em 2013 porque, segundo a montadora da Volkswagen no país, seria inviável ela receber os equipamentos de segurança exigidos pelo Contran. O Conselho Nacional de Trânsito definiu, no mesmo ano, que todos os veículos fabricados no país, a partir de 2014, deveriam ter Airbags e freios ABS. Em mim fica uma dúvida: daqui alguns anos, quem vai substituir a nossa queridona?

E você, como seria sua Kombi customizada? Já fez o projeto? Então comenta lá embaixo!

PS: Hoje não consegui fazer mais nada além de procurar fotos de Kombis customizadas. O universo é vasto. Então, aqui tem mais:

Kombi-customizada
Kombi-customizada
Kombi-customizada

Kombi-customizada
Kombi-customizada

Fontes de pesquisa: Google, Pinterest, Wikipedia, Globo.com

André Marcelo

Notívago por natureza. Sagitariano apaixonado por viagens improvisadas que provocam o contato com a história e com a natureza. Amante da música, do teatro, do cinema. Das dezenas de coisas que já fiz, me amasiei com a produção cultural. Uma vida experimentando novas formas de expressão e relacionamento comigo mesmo e com o mundo.

facebook comments:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *